http://blogueirashame.com.br

#racismos


Salvem as Barbies negras!

46 comentários:

  1. Gente, né brincadeira isso não... pra eles baixarem o preço assim é porque a boneca sai muito menos.

    ResponderExcluir
  2. Putz, pelo menos não vem no kit uma vassorinha e um baldinho com pano de chão, eqto na barbie rosa vem secador de cabelo, make up e clucth.
    E tá lá pra vender, povão q é preconceituoso de não comprar.
    Vivi na Alemanha e lá muitas meninas tem bonecas de pano negras, bem mais do q aqui, e não é q eles compram pq tá na promoção na loja...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a boneca negra sai menos.
    Falando no assunto...vocês acham que alisar o cabelo é uma forma de negar a afrodescendência?

    ResponderExcluir
  4. Fiquei tentando ver alguma diferença entre as Barbies e somente a cor da pele q é diferente, dá pra ver que é preconceito mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade... não. Os moldes de rostos(além da cor) são diferentes. O rosto da barbie negra é chamado de "NIKKI FACE" que quer dizer :"rosto da Nikki", que é a nova-antiga amiga da barbie, que é negra. Além da boneca Teresa, também amiga da barbie - porém com "descendência" ESPANHOLA(o que poucos sabem)-, a nikki tem rosto proprio e são feitos muitos modelos "afro-american" com muitos moldes de rosto com traços negros.

      Excluir
  5. Pior. Já vi muita menina negra querer só boneca loira. O preconceito tá internalizado...

    ResponderExcluir
  6. E, vamos combinar, que a Barbie branca parece um travesti! Já a Barbie negra tem um rosto superamigável! As duas, contudo, têm uma cintura inconcebível...

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha vizinhos negros, que tinham uma filhinha linda, mas a garota só tinha bonecas loiras! Nunca entendi isso!!

    ResponderExcluir
  8. As Barbies negras são mais baratas porque infelizmente as pessoas até com bonecas tem preconceito. Minha mãe é apaixonada por bonecas negras, sejam de pano ou de plástico. E eu acabei me apaixonando também, de tanto que ela compra. Minha mãe é quase da cor de leite de tão branca... preconceito é uma besteira.

    ResponderExcluir
  9. Esse é o BRasil sempre na ignorância... O Brasil é o 2º país do MUNDO com o maior número de negros e sendo assim tá mais do que na hora de se tocar sobre o qto p preconceito é ridículo. Se o berço da civilização é a África isso significa q todos, sem excessão, tem ligação com esse continente. Ter preconceito racial é negar sua própria história. ALÔOOOOuuuu o Brasil é multicultural, povo que não sabe disso vamos acordar.

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO bonecas negras, minha mãe também adora e desde sempre ela me dava bonequinhas negras. até hoje eu ainda compro alguma quando vejo por aí, tipo aqueles bebezinhos de café, sabem? Acho boneca loira e dos olhos claros UÓ!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo 12:24 na minha opinião alisar o cabelo afro é sim um meio de negar sua afrodescendÊncia. Lógico que tem pessoas que alisam pq querem mas sabemos q a maioria que faz isso é pra negar mesmo sua descendência. Aqui no Brasil, principalmente, é aquela história cabelo de negro é cabelo ruim e isso é a coisa mais idiota que já ouvi pq não tem nada a ver. Tá certo é um cabelo que exige mais cuidados e tal mas não pq é ruim. Os negros são tão humilhados que talvez eles façam alisamento nos cabelos pra ver se são mais respeitados. E o preconceito é mto mais forte do que a gente pensa, me lembro em uma entrevista no Jô Soares onde ele estava falando com a atriz Tais Araujo e fez a infeliz pergunta: Como vc se sente sendo a atriz negra mais bonita do Brasil? E ela respondeu: se eu fosse branca vc iria perguntar como eu me sinto sendo a atriz branca mais bonita do Brasil? Isso quer dizer que por ela ser negra então não deveria ser bonita, que foi pura sorte ter nascido assim. As pessoas tem tanto racismo que nem se tocam, como no caso do Jô... Lamentável

    ResponderExcluir
  12. Anônimo 12:46

    Mas isso não é no Brasil. O preço está em dólar!

    ResponderExcluir
  13. sou louca por bonecas negras.

    ResponderExcluir
  14. E uma pessoa branca que tem o cabelo cacheado e faz chapinha, tá negando o que?

    ResponderExcluir
  15. Racismo tem no mundo todo, não é só no BRasil não.. mania de achar que as coisas ruins só existem aqui.

    ResponderExcluir
  16. anônimo 12:56

    acho que ela reparou no preço em dólar. mas a discussão acabou evoluindo pra como são as coisas aqui no Brasil, entendeu? pq, no fundo, não é muito diferente dos EUA...

    ResponderExcluir
  17. Acho que o problema não é alisar o cabelo, é achar que cabelo que não é alisado é "ruim" ou "sujo", entenderam?

    Enfim, não tem muito a ver, mas acho que as Barbies Malignas que aparecem aqui deviam se inspirar na Barbie de verdade - ela tem todas as cores, todos os tipos de cabelo, vários empregos, roupas de todos os jeitos... Acho que até a Barbie acha cafona ser pink e loira o tempo todo.

    ResponderExcluir
  18. Menina Mulher da Pele Preta3 de dezembro de 2011 13:23

    Gente, acho que alisar o cabelo é opção de cada um, é como proibir uma branca de fazer permanente!
    Sou negra e não gosto de cabelo enrolado(estilo Taís Araújo atualmente), seja o meu ou o de qualquer um, sabe quando frisam os cabelos das modelos branquinhas para ficar aquele volumão? então detesto!
    Para mim renegar as origens é evitar o sol para ficar o mais claro possível , fazer plástica para afinar o nariz ou diminuir o lábio, sacanear e humilhar os negros mais negros que você ou achar que você não é negra e fazer piadas racistas, tomar remédios para vitiligo sem ter a doença, preferir ser envelope (pardo) do que se auto denominar negro!
    Sou feliz por ser negra, adoro meu tom de pele que fica meio jambo, gosto de usar branco, fazer o contraste e ficar lindo! Adoro passar o dia na praia e à noite sair com a pele morena dourada, bom demais!
    Mas cabelo enroscadinho não adianta, não gosto.

    ResponderExcluir
  19. Esse post é o maior barato!!! Não vi essa entrevista do Jo com a Tais... Como ela foi rapida ano gatilho!!!!!

    Alem de linda, inteligente!!! So por causa dela as barbies negras poderiam dobrar de valor!

    ResponderExcluir
  20. Preconceito = ignorancia

    ResponderExcluir
  21. Conheço várias negras, mas duas eu vou "citar" aqui por serem opostas.

    Uma é irmã de um amigo meu, a Fulaninha. Ela é negra, com o cabelo cacheado e, por deuses, ela cuida MUITO dos cachos dela. Dá trabalho?

    Óbvio. Muito mais que um cabelo liso.
    Mas experimenta falar pra ela alisar, pra ver o que dá.

    Eu sinto inveja do cabelo dela. Muita inveja.

    A outra é a Beltrana, conhecida minha, que alisou tanto o cabelo, e fez tanta coisa, que nem liso fica bonito. Fica ressecado, fica duro, fica estranho.

    Não se arrepende, claro.

    Mas eu, sinceramente, acho que se ela tivesse cuidado do cabelo dela antes de começar a alisar, hoje seria que nem o da Fulana.

    De dar inveja.

    ResponderExcluir
  22. As pessoas tiradas a "cool" acham quem só quem assume o black power é negra de verdade, assume de verdade e tem orgulho da negritude... é só CABELO. Assim como algumas brancas de cabelo cacheado não gostam do cabelo natural. aff

    ResponderExcluir
  23. Anônimo 13:12 as coisas ruins não existem só no Brasil mas vamos concordar que aqui é o lugar dos tapados. O Brasil é lindo, tem muitas coias boas, eu não troco aqui por nenhum outro lugar mas a vdd é que 90% da população é realmente muito ignorante, exemplos: Cada lei idiota q é aprovada e ninguém faz nada, paga altos impostos até p mijar, a saúde publica é um caos, preconceito então nem se fale, gasolina é um assalto etc etc. Assiste o jornal e veja que nos outros paises o povo sempre esta nas ruas protestanto e aqui o que fazem? Lá fora o Brasil é conhecido como o pais dos acomodados e eu tenho q concordar.

    ResponderExcluir
  24. Eu nunca tive bonecas negras.
    Não sei o porquê.

    Sou morena do cabelo crespo.
    E há mais ou menos 2 anos deixei de fazer relaxamento, porque o cabelo não ficava bom...
    Ficava um quimicamente tratado ressecado e horrível.

    Mas hoje meu cabelo está mais hidratado, com brilho e tal.
    Não significa que esteja do jeito que eu queria, pois dá um trabalho do cão cuidar dele que hiper volumoso.

    Sinceridade, eu sinto inveja dos cabelos lisos...na facilidade, vejo meninas que acordam passam uma escova e fazem um coque e pronto, já o meu...JEZUIZE.

    Praticamente tenho que molhar todos os dias...

    Acho os cabelos crespos/cacheados lindos...
    Sempre penso em fazer um progressiva e tal... Mas daí mudo de ideia.

    ResponderExcluir
  25. Né por nada não mas outro dia vi uma Base Gringa que estava de 30 por 3 reais na promoção, agora o detalhe, só estava na promoção o tom para peles negras. Fiquei passada!!

    ResponderExcluir
  26. Cabelo é cabelo e nada mais....você muda toda hora, alonga, corta, estica, enrola, clareia e escurece! nada a ver com racismo e aceitação!
    E quem tem o cabelo black e pinta de louro é meio racista? nada a ver!

    ResponderExcluir
  27. Concordo com quem acha q alisar nem sempre dá melhor resultado do q cuidar bem dos cabelos. A maioria dos alisados é mais ressecada, não cresce, tem aspecto feio, qdo a mioria dos bem cuidados naturais são lindos. Brinco falando q tem tantos "X-Tenso" da Li´real por aí... tensíssimos...
    A manutenção dos alisados é sobrehumana, bem mais complexa do q a dos naturais por isso não acredito em quem argumnta q é pra facilitar a vida e os cuidados.
    Acho bastante triste as pessoas quererem se uniformizar e não apreciarem em nada a diversidade de opõçes. A aparência das brasileiras chega a ser consevadora (e homogênea), nada fora do longo liso e de preferência aloirado é considerado bonito de verdade. E qdo aparece alguma menina com cabelo crespo natural, é como se ela fosse desleixada e não "cuidasse" do cabelo.
    Já vi muitos depoimentos, inclusive aqui no Shame, de gente falando q qdo era adolescente não tinha como resolver este "problema", já hj tem milhares de opções de química e tem menina q ainda não faz.
    A opção de alisar pode ser curiosidade estética momentânea, pode ser por negação dos traços pode ser por outros motivos, mas não podemos negar q há uma pressão enorme q associa cabelo crespo e enrolado à má aparência. Talvez muita gente decida "ceder" por este motivo, pode ter alguma pressão interna, mas a externa é determinante. O nome disso, infelizmente, é preconceito. É de fora, mas retroalimentado por quem tem cabelo crespo.
    Uma pena.
    Joga estas meninas em outro contexto, como a Alemanha, e acaba isso. Todo mundo relaxa (não o cabelo!) Conheço dezenas de casos de gente q aprendeu a se aceitar, a se gostar (mas era aceita tb) num contexto onde foi valorizada exatamente por ter volume nos cabelos, onde mulheres chegavam nelas pra saber o segredo do cabelo volumoso etc...
    Contexto é tudo. Pode ser um detox, das químicas e das mentalidades.

    ResponderExcluir
  28. Não quero levantar polêmica, mas já vi bonegras negras mais caras, queria comprar uma pra minha filha! rsrsrs

    ResponderExcluir
  29. Não acho questão de racismo, acho questão do gosto de cada, por exemplo vc acabou de dizer que boneca clara dos olhos claros acha o Uó shame, então isso tbm seria racismo? claro que ñ e só um gosto seu assim como tem gente que prefere as claras aff ñ tem postagem melhor ñ shame ñ inventa historia eu hein loka!

    ResponderExcluir
  30. Um bom exemplo deste negócio de cabelo é a Angélica. Tinha um encaracolado natural no começo da carreira q era ok. Hj é tanta chapinha e escova japonesa q fica meio seco, não acho q tá melhor q na época de cachos, só q tá menos saudável, visivelmente. A ponto dela sofrer bullying da Estúpida q falou q ela tinha um cabelo fubazento.

    ResponderExcluir
  31. Não deve ser no Brasil mesmo aqui NEM tem pra vender.

    ResponderExcluir
  32. O que é o anônimo de 3 de dezembro de 2011 16:03

    Pessoa completamente louca... a questão aqui é a racismo, preconceito e não a shame!

    Racismo com boneca branca? só se ela fosse mais barata!

    ResponderExcluir
  33. tem bonecas negras e bonecas loiras de olho azul... mas quando que vão fabricar as brancas com cabelo e olho castanho? acho que a mais próxima disso é a teresa amiga da barbie... cresci complexada porque não tive uma boneca com meu biotipo pra me identificar, hahahha
    mas falando sério, como já disseram: se abaixaram o preço é porque tem pouca saída. acoisa tá mesmo feia, pro preconceito atingir até as bonecas.. :P

    ResponderExcluir
  34. Eu sou branca de cabelo beeeeeeeeeeeeem do crespo, super assumidos neu cacheadão não largo, dá trabalho claaaaaaaaaaaaaaaro
    mas eu e isso é minha opinião eu não condeno niguem
    mas acho sim que assumir o cabelo é assuir quem somos, eu sou negra tmbm afinal.

    ResponderExcluir
  35. Negra de cabeo alisado fica horrivel, só se for mega hair que fica bonito. Pq geralmente fica aquele cabelo minguado, sem baçanço com a ponta super espigada, acho mto mais bonito assumir um black power!

    ResponderExcluir
  36. "vocês acham que alisar o cabelo é uma forma de negar a afrodescendência?"

    Eu sou negra e aliso porque o volume me incomoda e olha que o meu cabelo era mais bonito antes.

    Agora, vou confessar uma coisa a vocês: não é fácil ser negro. Muitas pessoas acham os negros feios. No twitter uma pessoa já me chamou de galinha de macumba e isso me magoou. Sem contar quando você é criança, a maldade das outras crianças na escola, eu já tive raiva de ser negra muitas vezes, a dificuldade de disputar um emprego (por mais que digam que o que vale é a capacitação,não é bem assim). Quando o chefe é negro o pessoal discrimina só no olhar (é claro que muitas pessoas não são preconceituosas assim, mas há).

    Até aqui, quando a Shame postou a foto de uma pinketucha negra, chamaram a menina de nariz de batata, já usaram a expressão "blogueira de cor mediana" e tantas coisas.

    No discurso é uma coisa, mas a vida real não é bem assim que funciona.

    PS: Se eu soubesse dessa promoção da base tinha aproveitado! hehehehe

    ResponderExcluir
  37. 17:39: Tenho 27 anos e na minha infância tinha sim bonecas barbie de cabelo escuro... eu tive várias!
    "assumir o cabelo é assuir quem somos, eu sou negra tmbm afinal."
    "mas acho sim que assumir o cabelo é assuir quem somos, eu sou negra tmbm afinal. "

    Ué, toda branca de cabelo cacheado é negra também afinal? Conheço tanta gente mais branca que muita loira que tem cabelo crespo, até ruivas de sardas...

    ResponderExcluir
  38. Tiração isso =S TRISTE

    Jessica Wilhelm

    ResponderExcluir
  39. Eu sou branca do cabelo beeeeeeeem liso e sempre quis ter cabelo cacheadinho!!!!
    Qd era mais nova dormia de bobe no cabeloooooooooooo!!!!
    Enfim, agt nunca tá satisfeita com oq tem!!!

    ResponderExcluir
  40. Essa questão das bonecas é bem triste. As meninas preferem a loira de olho azul porque é a que tem mais destaque nos comerciais. Lembro que fui comprar uma Barbie Primavera, qnd criança, e, ao chegar na loja, tinha Barbie e Teresa no mesmo modelo. Daí eu fiquei na dúvida de qual levar e pedi a opinião de duas meninas que estavam perto (as duas eram loiras) e elas disseram pra eu levar a Teresa, que era muito mais bonita. Fiquei com essa lembrança. Quando eu ia brincar, sempre tinha alguém que queria pegar essa boneca, que era diferente das outras, se destacava. Uma pena que a mídia só priorize um tipo de aparência nas bonecas e não valorize a diversidade entre elas.

    Sobre alisar o cabelo, concordo com quem disse que cabelo crespo é sinônimo de desleixo para a maioria das pessoas. Sofri muito com meu cabelo cheio e cacheado quando era criança e cresci querendo ser lisa e loira. Na adolescência, comecei a fazer relaxamento para aumentar o tamanho dos cachos e reduzir o volume. Passei a usar o cabelo solto e recebia vários elogios. No ensino médio, quase todas as meninas tinham cabelo liso (natural ou quimicamente), eu era chamada de feia, hippie, mal cuidada, era difícil arranjar paquerinhas. Sofri muito, passei a alisar. O cabelo tinha uma aparência artificial terrível. Hoje parei com isso, tenho os cabelos curtos e relaxo a raiz, para ele não armar, no mais, é hidratação toda semana, produtos para pentear, modelar etc. Mas estou muito mais feliz.

    As pessoas podem ser muito hostis com quem não se encaixa no padrão. Uma pena, hoje muuuuuitas meninas/mulheres têm o cabelo longo/médio com luzes loiras/ombrée e franja. Todas cópias umas das outras.

    ResponderExcluir
  41. Esse post me fez lembrar de quando uma amiga de infância ganhou de aniversário uma Barbie negra. Todo mundo se estapeava pra brincar com aquela Barbie, era a mais linda :')

    ResponderExcluir
  42. O pior são os negros que negam suas raizes! Tenho uma prima adotada (ela tem a cor da pele da Camila Pitanga, talvez um pouco mais) e na casa dela tds falam de negros como se ela não fosse! ela alisa o cabelo até não poder mais, odeia tomar sol, e fala de negras como se ela não fosse...acho horrivel.

    ResponderExcluir
  43. Oh anonima ai de cima se liga eu falei que eu tmbm sou negra afinal, pois sou sim sou descendete de negros meu cabelo é crespo e tenho caracterisicas fisicas que não são nordicas ok?!

    portanto assumir o MEU cabelo é assumir que EU sou.
    Isso serve p MIM.

    ResponderExcluir
  44. Essa questão é complicada, mesmo...

    Só que é questão de gosto. A pessoa vai ser obrigada a escolher uma boneca negra e falar mal da boneca branca pra ficar "bem na foto"???


    As DUAS bonecas são lindas!

    ResponderExcluir
  45. Pode ser uma política de incentivo ou cotas para promover as barbies afro descendentes. (heheheh)

    ResponderExcluir