http://blogueirashame.com.br

Inconsciente coletivo do dia

O delineador e a máscara da YSL são a bola da vez. Todo mundo comprou, amou e, como boas amigas das leitoras, resolveram compartilhar a dica. Coincidentemente, ao mesmo tempo.




Ops! E esse "not for sale" aí? Será que as lojas gringas estão vendendo produtos promocionais? Kkkkkkkkkkkkkkk!!!!


(Já repararam que ela só escreve "pincél"? Será que em Araça é assim?



Dos DEZESSETE produtos do post, só três têm o link para comprar e coincidentemente, os mesmos que as outras colegas indicaram.








(Para acabar com um potinho desse tem que usar delineador 24/7 durante meses, né?)


Agora vamos aos fatos. 
Nesse caso da YSL tá mais que na cara que é uma ação promocional da marca e que os posts foram encomendados. E não pensem que elas escreveram os posts em troca dos produtos, elas receberam $ também.




Sempre disse que as blogueiras podem e devem ganhar dinheiro com os blogs porque é uma coisa que despende tempo e tempo é dinheiro.
Agora, dizer que os produtos foram comprados, que elas amaram e quiseram dar a dica é muita falta de caráter. 
É mentira, enganação e vai contra o Código de Defesa do Consumidor que, no seu artigo 36, diz: "a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal."






Nos outros casos, sempre que o post tiver algum link, endereço, telefone etc para comprar o produto, é pago e deve ser sinalizado. A menos que a loja seja da própria blogueira, do amante, da mãe, do papagaio ou ela é burra de trabalhar de graça mesmo.




A Thássia, por exemplo, cobra 4 mil reais por post publicitário e quem quiser anunciar com ela tem que ficar na lista de espera. Sim, tem lista de espera.
Agora me digam: você acha que ela (ou outra que cobra um valor parecido) vai perder tempo (e espaço no blog) fazendo post de diquinha de beauté? Por favor, né? Ninguém perderia!







Quem se sentir lesado pode fazer a denúncia ao Procon ou no Conar, mas como aqui no Brasil as pessoas ainda não aprenderam a denunciar e a fazer valer seus direitos, provavelmente isso vai continuar por muito tempo.






7 comentários:

  1. Shame, parabens! Eh bacana ver que teu objetivo eh abrir os olhos e nao simplismente alfinetar. Estou perdendo o gosto por alguns blogs por causa de todo esse descaramento. Alguns, eu ate achava injusto serem criticadas por vc, mas depois de ver como lidam com suas leitoras, vejo que algumas realmente merecem. Parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o faro que mtas das "diquinhas" sao propaganda. mas alguem perder tempo em denunciar pro procon eh mta falta do que fazer! vai lavar umas panelas ou entao dah sua cara a tapa e vai escrever um blog tbm!

    ResponderExcluir
  3. Nao acho q seja falta do que fazer denunciar no província!
    Triste eh ver as leitoras caindo nessa!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahahahahahahahha shame, vim ver se vc já tinha postado sobre a ultima diquinha de beauté que coincidentemente todas as blogueiras estao amando no momento, aquele produto da givenchy que deixa as pernas bronzeadas! Genial né? #ficaadica beijos

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa... Eu nao sou muito fã desses blogs por causa dessa intensidade de propagandas, mas tenho lido bastante o blod dia de beauté, da victoria, editora de beleza da vogue. Acredito q ela seja mais "seria" que as outras, inclusive ela sempre comenta sobre os produtos que ela ganha para testar, ou de brinde mesmo. É claro q ela pode estar ganhando para fazer propaganda tanto quanto as outras, mas nao é essa a impressão que tenho... Ahhahah como a "expert" aqui é vc, queria saber oq vc acha! Bjs

    ResponderExcluir
  6. E tb nao acho q seja perda de tempo denuncia-las

    ResponderExcluir
  7. E é por isso que o Brasil tá assim... brasileiros tem a mania de acharem que apenas os "grandes crimes" devem ser denunciados. Que furar a fila tá ok, que fazer propaganda sem anunciar tá ok... depois reclamam de político roubar e não ser preso.

    ResponderExcluir